Shiatsu

Shiatsu

 “O Shiatsu veio do Japão com o intuito de beneficiar você…trazer uma sensação de equilíbrio interno, leveza e bem-estar, de integração consigo mesmo. Se sentir profundamente relaxado e ao mesmo tempo repleto de vigor e energia vital…”

Princípios.  Shiatsu 指圧 é uma palavra japonesa composta por dois elementos shi (dedos) e atsu (pressão), significa um método de tratamento de patologias por meio de pressão digital. Esse sistema confere melhora de diversas enfermidades, restaura o vigor e a força mental.

 O reconhecimento do Shiatsu no Japão é atribuído aos esforços de Tokujiro Namikoshi, fundador do Instituto de Terapia Shiatsu em Hokaido (1925) e o Instituto Shiatsu do Japão (1940), posteriormente conhecido como Escola de Shiatsu do Japão. Namikoshi desenvolveu uma técnica com características nitidamente nipônicas, de natureza calma que utiliza a polpa dos dedos, dos polegares e tenares das mãos.

 Amplamente praticado no Japão, a definição oficial do Shiatsu pelo Ministério da Saúde e Bem-estar é do seguinte modo: “O Shiatsu é um tratamento no qual os polegares e palmas das mãos são usados para aplicar pressão em determinados pontos, a fim de corrigir irregularidades do corpo vivo, manter ou melhorar a saúde e contribuir para a cura de certas doenças”.

Como funciona. O princípio básico dessa técnica consiste em aplicar pressão à superfície do corpo de modo gradual, para que a mesma penetre nos músculos e os torne flexíveis. É um tratamento que não estimula e nem cansa de forma indevida os músculos. Seus efeitos terapêuticos são acentuados por invocar os poderes naturais de recuperação do próprio organismo.

O moderno sistema de Shiatsu, fundamentado nestes princípios, determina os pontos da superfície do corpo que se mostram mais eficientes no tratamento, combinando informações contemporâneas sobre anatomia e fisiologia, desse modo, se elabora as técnicas manuais mais adequadas às diversas partes do corpo.

O Shiatsu alivia dores no corpo e normaliza alguns distúrbios orgânicos. É um sistema que melhora a saúde por meio da remoção dos elementos causadores de fadiga e é essencialmente uma terapia preventiva, de manutenção da saúde e fortalecimento orgânico.

Como pode beneficiar você.

  • Alivia dores e tensões
  • Mantêm o corpo saudável
  • Promove vigor, força mental e relaxamento

Duração: 60 min.