Perguntas Frequentes

よくある質問

Perguntas Frequentes

- Com que freqüência as pessoas devem ser tratadas? Depende do caso e da gravidade dos sintomas. Algumas pessoas, com estados crônicos, precisam de mais tempo para reverter o quadro. Nesse caso são recomendadas sessões semanais até que a dor ou sintomas cessem.

- É seguro tratar gestantes? Depende do mês de gestação. A gravidez é uma função natural, não uma doença. Em muitas mulheres as práticas de Reflexologia, Drenagem Linfática, Shiatsu e Aromaterapia, são de grande utilidade para evitar retenção de fluidos, que provocam inchaço nos pés e nas mãos, para manter a pressão sanguínea normal e para evitar ou aliviar dores nas costas. A massagem deve ser adaptada à gestante, evitando movimentos e pressões que façam a gestante contrair o abdômen. Não é recomendado tratar uma mulher, nas primeiras semanas de gravidez, que apresente história de abortos freqüentes e nem nas últimas semanas pois dependendo da prática, pode acelerar o nascimento do bebê.

- E fase pós-operatória? A massagem é muito eficaz para combater a aflição e angústia associadas à cirurgia. Certas cirurgias produzem um efeito debilitante do sistema imunológico, que a massagem pode ajudar a restaurar.

- Há contra-indicação para realizar massagem?  Contra-indicações são únicas de cada cliente, bem como de cada região do corpo. A massagem deve ser evitada em todas as doenças infecciosas sugeridas por febre, náusea e letargia, até que receba um diagnóstico médico; câncer – a massagem não é necessariamente contra-indicada para pessoas com câncer. Pesquisas atuais indicam que a massagem pode contribuir na batalha do sistema imunológico contra as células do câncer. Não é recomendada a massagem em certos tipos de fraturas e feridas abertas.

- Deve-se tratar paciente com câncer? A massagem não é necessariamente contra-indicada para pessoas com câncer. Pesquisas atuais indicam que a massagem pode contribuir na batalha do sistema imunológico contra as células do câncer. As pessoas que se submetem a massagem declaram sentir-se muito melhor, ficam aliviadas da ansiedade e tensão.

- Quais as indicações para fazer massagem? Em geral, a massagem é indicada para desconforto músculo-esquelético, para acentuar a circulação, para o relaxamento, redução do estresse e controle de dor, fadiga, distúrbios depressivos, ansiedade, oscilações de humor, perturbações do sono, dificuldades de concentração, perturbações de memória, explosões de raiva, stress.

Quais são os benefícios da massagem?

  1. Aumenta a atenção e aprendizado
  2. Alivia os sintomas depressivos
  3. Alivia a dor
  4. Reduz os hormônios do estresse
  5. Melhora a função imune
  6. Reduz estresse e melhora o sono
  7. Diminui sintomas pré-menstruais
  8. Abaixa pressão sanguínea, reduz ansiedade
  9. Aumenta desempenho no trabalho
  10. Reduz o número de dias com dor de cabeça nas enxaquecas
  11. Diminui dor e aumenta o âmbito de movimento em indivíduos com problemas lombares
  12. Melhora o estado de ânimo positivo, a auto-estima e a imagem do corpo na esclerose múltipla

- Em casos de dores nas costas resolve? As dores nas costas podem vir desde pontadas periódicas até dores persistentes ou mesmo espasmos paralisantes. Para cada pessoa há um tratamento adequado. Podemos oferecer várias alternativas eficazes que podem aliviar o seu desconforto para dor nas costas: quiropraxia, shiatsu ou aromaterapia. Há casos em que se utilizam várias práticas para obter maior êxito.

  1. Quiropraxia: realinha as vértebras da coluna e a postura, com o objetivo de aliviar a dor e melhorar o movimento e a circulação. A coluna vertebral é uma fonte da qual deriva a inteligência inata do corpo. Se as vértebras não estiverem adequadamente alinhadas, além de as costas doerem, todo o corpo poderá sofrer também, uma vez que a inteligência inata ficará impossibilitada de fluir para outros órgãos e tecidos.
  2. Shiatsu: alonga e fortalece os músculos das costas, dos quadris e os abdominais, com a finalidade de prevenir problemas futuros com os músculos e os tendões das costas; A maior parte dos casos de dores nas costas pode se originar de lesões musculares, de tendões e/ou de ligamentos, sendo assim, um dos melhores métodos de prevenção e alívio da dor nas costas está no alongamento e fortalecimento desses tecidos realizado pelo Shiatsu.
  3. Aromaterapia: utiliza óleos essenciais com poderes terapêuticos, calmantes, sedativos e antiespasmódicos. A relação entre o stress e a dor crônica nas costas tem sido bem documentada, certos aromas auxiliam nessa questão, devido a sua relação intrínseca com o sistema límbico (emoções) e virtudes de resgatar aspectos positivos de calma, paciência e plenitude.

- O que é Naturologia? Medicina integrativa complementar, que utiliza de práticas naturais – massoterapia, aromaterapia, cromoterapia, fitoterapia, florais, geoterapia, hidroterapia – para integrar e complementar a medicina vigente. Essa medicina vê cada corpo humano como uma entidade única, composta não apenas por órgãos e tecidos, mas de espírito, intelecto e emoção. De acordo com esses princípios, a saúde só pode existir quando todos esses componentes atuam em equilíbrio entre si e de forma coordenada com os ritmos e ciclos naturais do corpo.

- O que a Naturologia pode me oferecer? A medicina natural oferece diferentes tipos de agentes terapêuticos, tais como a massagem, as ervas, os óleos essenciais, que derivam diretamente da natureza, destinado-se a ajudar o corpo a restaurar sua saúde e vitalidade.

- Por que escolher a Naturologia?

A Naturologia…

…concentra-se no indivíduo e não na enfermidade. O naturólogo reconhece que cada pessoa com dor desenvolveu o problema sob um diferente conjunto de circunstâncias. Não existe uma causa única para a dor, envolve estrutura física, emocional e espiritual únicas de cada indivíduo.

…leva em consideração o componente emocional da saúde. A Naturologia não apenas reconhece o papel integral que nossas emoções desempenham na manutenção do equilíbrio que conhecemos como saúde, mas seus métodos usam os fatores emocionais para criar um plano de tratamento abrangente para os desequilíbrios.

...é preventiva, além de ser terapêutica. O objetivo da medicina natural é manter o estado de equilíbrio natural do corpo

- Como funciona o tratamento com Naturologia? Procurar, identificar e tratar a causa fundamental do estado em que a pessoa se encontra. Para cada problema, há uma causa. O naturólogo se interessa em buscar, identificar e tratar a causa e não apenas os sintomas da doença. A causa do desequilíbrio ou enfermidade deve ser identificado e eliminado, só assim é que a verdadeira cura ocorre. Isso muitas vezes requer uma análise aprofundada do estilo de vida, dieta e força vital da pessoa. Todo os seres humanos se tornam saudáveis quando seu desenvolvimento físico, psicológico, espirituais e ambientais são integradas.